Para se inscrever neste curso, basta fazer o cadastro em "Entrar / Cadastrar" localizado no canto superior direito dessa página, e depois clicar no link acima.
Preencha o Instrumento de Diagnóstico, para acessar o conteúdo das aulas.
Compreender o processo histórico de construção da Agenda 2030 é importantíssimo para o estabelecimento de metas locais tangentes ao cumprimento dos ODS. Assim, esta primeira unidade do curso abordará os principais marcos históricos do desenvolvimento sustentável no mundo e discutirá como o Brasil tem desdobrado as metas no contexto local.
A erradicação da pobreza é o eixo central das ações tratadas na Agenda 2030. É um tema transdisciplinar que necessita ampla discussão e múltiplas abordagens de atuação. Nesta unidade você estudará quais os principais desafios, globais e locais, para a erradicação da pobreza e como esse tema limita o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável é alicerçado no planejamento futuro de ações conscientes e decisões governamentais estratégicas que preveem que as próximas gerações sejam capazes de utilizar os mesmos recursos da natureza que usamos atualmente. Ao final desta unidade você compreenderá que o sucesso na implementação da Agenda 2030 nas políticas locais está no planejamento.
Esta unidade apresenta e discute a ordem cronológica dos principais marcos internacionais, nos âmbitos legais e políticos, que marcaram a construção da temática até hoje.
Esta unidade aborda as características dos gases de efeito estufa, como suas fontes de emissão, meios de potencialização do aquecimento global e as principais formas de emissões para atmosfera. Aborda também as estratégias criadas pela comunidade internacional para redução das emissões desses gases.
Aprofundamos o conhecimento sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL nesta unidade, analisando de forma mais detalhada as particularidades de um projeto MDL, como os setores de aplicação, etapas necessárias para implementação e as perspectivas do Brasil no cenário MDL.
Preencha o Instrumento de Diagnóstico, para concluir o curso.